[BANNERNATALICIA[5].gif]

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fernando Pessoa: O Caleidoscópio Poético

            Caleidoscópio, segundo o dicionário Aurélio: tubo cilíndrico com espelhos no interior que refletem em combinações múltiplas imagens de pequenos objetos coloridos presos no fundo.
            Caleidoscópio poético, segundo a literatura: Fernando Pessoa um poeta cilíndrico com espelho no seu interior que refletem em combinações múltiplas sua imaginação e capacidade criadora, tão amplas, que não lhe bastava criar uma única obra que contivesse vários volumes e títulos. Projetando-se em várias entidades poéticas que mesmo partindo de um mesmo cilindro(Fernando Pessoa), possui formas e cores distintas.
            Segundo Fernando Pessoa, o indivíduo fragamentado não tem centro, não tem um sentido único nem identidade fixa. A existência é recriada e sofre transformações constantes quanto à forma, gênero, classe, cultura, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade. Portanto, falar de Fernando Pessoa é tratar de um exemplo de um homem contemporãneo que vive se confrontando com as diversas possibilidades de identificação pessoal.
                            

Um comentário: